Deus tocou o meu coração e minha alma,
abrindo meus olhos para a verdadeira essência da vida.

27 de dezembro de 2016

Perdão e compreensão.

Há dias como o de hoje, que a vontade de escrever enfrenta forte resistência do meu estado de espírito, ela se insinua de todas as formas, os olhos marejam, o sono bate, cochilo, acordo, cochilo de novo, e o coração palpita; já me conheço o suficiente para detectar que é chegada a hora, porém, inutilmente tento argumentar que não estou com ânimo e muito menos coragem para combater minhas mazelas interiores nesse momento, pois prefiro cultivar essa revolta que se instalou no meu coração.

Como se eu pudesse; logo vem um chacoalhão e lá vou eu para o computador igual à criança birrenta, mas com o texto já em mente, e claro não poderia ser outro o assunto do que o bom e velho aprendizado diário.

Todos sem exceção passamos por situações em que nos questionamos o porquê de fazermos parte de determinado grupo de pessoas, seja no ambiente do trabalho ou familiar, existem situações que julgamos até mesmo ser impossível transpor. Realmente não é fácil, porém se não tivermos a boa vontade e determinação, quiçá, coragem, para reavaliá-la sob a ótica do Amor, das duas uma: explodimos e colocamos prematuramente um ponto final ou implodimos internamente e caímos em depressão.

Assim, se renovar diariamente com base na Lei do Amor, se faz necessário, essa renovação age em nós de tal forma que nos iluminamos e passamos a enxergar melhor aqueles que seguem par e passo conosco nessa caminhada e a compreendê-los e também de compreendermos a necessidade de exercermos a paciência e compreensão para com todos, porque invariavelmente delas precisaremos que os outros exerçam para conosco em algum momento, normalmente muito breve.

A cada amanhecer temos a certeza que novas oportunidades surgirão para o nosso aprendizado diário, eles nos fazem firmar como pessoas, aliás, ser firme em suas convicções significa ser justo consigo mesmo e com todos os demais, jamais impiedoso, carregando sempre no peito o sentimento de boa-vontade para o exercício da tolerância entre as pessoas.

Nunca devemos nos esquecer, que quem tenta diminuir é que se diminui. Jesus Cristo tinha uma missão que era nos ensinar a amar e através dos seus exemplos, deixou-nos como referência a Sua Lei do Amor e da Moral, e nesses dois mil anos, nenhum ditador ou general, por maior que tenha sido o seu poderio bélico, sequer se aproximou do seu poder e muito menos se comparou a Ele na história da humanidade.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe hoje e sempre.


Silvio Klinguelfus Junior.

18 de dezembro de 2016

GRATIDÃO PELAS ORAÇÕES.

Venho adiando esse texto, pois é muito difícil escrever quando estamos envolvidos emocionalmente, os mais próximos a mim, sabem devido aos pedidos de orações, que um grande amigo, verdadeiro irmão, está passando por problemas de saúde.

Nuvens negras, as quais eu conheço tão bem, desceram sobre a vida dele, elas são carregadas e espessas tornando sua dissipação demorada, tudo é tomado por uma névoa que de tão densa ofusca a visão, impedindo tomadas de decisões precisas.

Mas, existem algumas pessoas que atuam como faróis, cuja luminosidade consegue cortar o espesso nevoeiro e nos nortear, foi assim comigo, tenho certeza que também está sendo assim com o meu amigo. Tenho gratidão eterna por eles, verdadeiros sóis de amor, que me guiaram, sem nunca me esquecer de todos que elevaram os seus pensamentos contribuindo assim com a energia vital para que os faróis pudessem funcionar com intensidade máxima.

Grato a todos que estão em oração pelo meu amigo, isso faz toda a diferença. Tenho certeza que ele não só vencerá essa batalha, como sairá fortalecido como pessoa.

Uma dessas pessoas que me serviram de faróis foi justamente esse meu amigo que hoje se encontra em dificuldades. Quando eu fiquei sabendo da gravidade da sua situação, lhe disse com todas as letras: “você andou comigo pelo vale da sombra da morte, agora não se preocupe, nem que eu tenha que descer até lá novamente, vamos juntos encontrar a saída”.

Nada como um dia após o outro, há tempo para tudo, uma hora somos ajudados, na outra é a nossa vez de ajudarmos; triste de quem acredita não precisar de ninguém, que é infalível. A solidão nessas horas é terrível.

Aproveitando que estamos no período do Natal, Jesus tem um convite a lhes fazer: “SIGAM-ME”.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.


Silvio Klinguelfus Junior.

11 de dezembro de 2016

NASCIMENTO DE JESUS

Enquanto isso naquele quarto de hospital.

Dor, sofrimento, alegria e amor.

Emoções e sentimentos às vezes antagônicos, se fundem.

Não mais um cérebro e um coração.

Não mais um homem e uma mulher.

Lá fora a chuva bate forte nas janelas daquele quarto.

Lá dentro daquele quarto as lágrimas arrombam as janelas d'alma.

Agora nada mais importa, tudo se transformou.

Não haverá mais dores, culpas, cobranças, revoltas.

Ele nasceu...

Naquele exato momento onde as altíssimas temperaturas alimentadas pelas emoções forjavam as suas almas.

Ele nasceu...

Pronto.

Graças a Deus, Graças a Jesus.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.

Sílvio K. Júnior.


ps. Para mim foi exatamente nesse quadro que Jesus nasceu.

4 de dezembro de 2016

Aplicativo do bem.

Domingo para mim sempre foi um dia de reflexão, faço geralmente um balanço da semana sobre os erros e acertos, agradecendo pelas oportunidades e procurando melhorar-me naquilo que eu creio não ter correspondido a altura.

Assim sigo os meus dias, agradecendo ao acordar por mais uma nova oportunidade e novamente agradecendo ao deitar-me pelo dia que passou.

Nesses balanços, muito me incomoda quando detecto que eu tento, ou melhor, tentamos impor a nossa vontade e suposta verdade aos demais, mesmo sabendo que isso possa feri-los, principalmente porque a nossa verdade não é necessariamente a dos demais, e, pior, que ela talvez possa não ser o que acreditamos; praticando assim todo tipo de imposições e preconceitos, simplesmente nos esquecendo de que todos somos filhos do mesmo Pai.

Há um Aplicativo, que todos deveríamos baixar em nossas vidas e nEle permanecemos, chama-se Aplicativo do Bem.

O que importa para o bom funcionamento deste Aplicativo é a sua emoção, aliás, esse é o requisito básico para acessá-lo, e você poderá fazê-lo de qualquer lugar e na hora que melhor lhe aprouver, pois Ele será instalado em seu íntimo, nEle, os seus usuários nunca estarão sós, mesmo que não aja mais ninguém on-line, o Aplicativo sempre lhe fará companhia, absorvendo os seus sentimentos mais puros e verdadeiros, transmitindo-lhe de volta muito amor.

Esse Aplicativo deve ser usado como fonte de motivação para a sua vida, na busca pela felicidade. Deixe de lado o seu orgulho e baixe logo esse Aplicativo, utilize-o para reconciliar-te com os que lhes são caros e também e principalmente com os que nem tanto, enfim, com todos, independentemente de já terem estes, baixado ou não o Aplicativo, através dEle oferte sempre o seu melhor.

Esse Aplicativo é também conhecido popularmente como Deus, e a Rede Social para acessá-lo é a maior e mais antiga de todas, chama-se Jesus.

A única verdade é Deus.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe hoje e sempre.

Silvio Klinguelfus Junior.


22 de novembro de 2016

Para um grande amigo

Inspira-me oh! Senhor.
Guia os meus pensamentos.
Transforma-os em instrumentos.
Palavras que acalmam a dor.


Ajuda-me a disseminar o amor.
Naqueles tão temidos momentos.
Cujo desespero nos faz ficar sem argumentos.
Que transforma o nosso coração em sofredor.


Meu irmão, você não está só.
Essa viagem tem horário e destino certo.
As estações estão lotadas, mas o trem quase deserto.
Segue viagem rasgando as entranhas sem dó.


Somente os fortes possuem o bilhete no bolso do paletó.
Corações capazes de suportar o pior dos apertos.
Lutarão ao lado de outros guerreiros escolhidos com apreço.
Cujas almas forjadas nas batalhas nunca mais estarão sós.


Não se desespere não se revolte afinal você foi o escolhido.
Vai ser uma honra para nós tê-lo como companheiro.
Lutar ombro a ombro ao teu lado.
Substituirá aqueles que seguem para o merecido descanso.


Nas altas temperaturas das batalhas do bom combate.
Somos forjados, guerreiros do Senhor.
Nossa única arma é o amor.
Que tem o poder de transformar o mundo em um lugar melhor.


Um beijo no coração e que Deus nos abençoe hoje e sempre.

Silvio

13 de novembro de 2016

Faça a diferença.

Não há nada pior para um orgulhoso, do que ser confrontado com as suas mazelas, normalmente, pessoas assim relutam em fazer uma viagem ao seu eu interior e descobrir verdadeiramente quem são.

Quando tomamos conhecimento de quem realmente somos, sem as máscaras internas da hipocrisia, imediatamente percebemos o quanto fomos ignorantes, por: - cobrarmos tanto de nós mesmos; - não assumirmos a responsabilidade por nossos atos; - não termos feito a diferença na vida daqueles que seguem ao nosso lado.

A vida é tão simples e leve, e nós a sobrecarregamos de coisas desnecessárias. Precisamos nos lembrar de que o amor é alegria, felicidade. Deus é Amor, Jesus é felicidade, e você ai: orgulhoso igual a mim, jogando seus problemas na conta Deles. Quanto tempo desperdiçado.

Sejamos felizes, aproveitemos tudo o que nos foi concedido de graça. Cobre-se menos, viva. Agora não negue ao mundo aquilo que Deus lhe entregou para ser compartilhado, o teu amor, afinal, o que eu tenho isto eu lhe dou, em outras palavras, cada um dá aquilo que tem. Preste atenção! Não estou aqui falando de coisas materiais, pois se lembrem, elas não são nossas, apenas as usufruímos; refiro-me aqui ao que é verdadeiramente nosso.

Talvez estejam se perguntando, e o que seria verdadeiramente nosso? As nossas experiências e crenças.

Creio que para Deus, importe que doemos aquilo que somos. Para Ele não importa aquilo que você faz, mas a forma como é feita. Assim fazer caridade não resume ao material.

Nós somos orgulhosos e preconceituosos, agimos a maior parte do tempo sendo críticos e intolerantes, praticamos proselitismo; esquecemo-nos, entretanto, que tudo na terra é sagrado, que estar aqui já é um milagre. Se compreendermos isso, iremos entender que somos absolutamente necessário uns aos outros, e cada um de per si, consegue fazer a diferença na vida do outro, basta amar aos nossos semelhantes como Jesus nos ensinou, sem qualquer tipo de preconceito.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.


Silvio Klinguelfus Junior.

ps. Agradecimentos ao Guto - Carlos Augusto.

6 de novembro de 2016

Eficiência tecnológica.

Hoje pela manhã ao ligar o carro para sair, como sempre automaticamente o sistema de som entra em funcionamento trazendo sempre a rádio que ficou sintonizada por último, e mesmo sendo uma rádio FM, talvez por ser muito cedo, retransmitiam uma missa e estava justamente na hora do sermão do Padre, que tecia comentário sobre a parábola do joio e do trigo, e já estava em suas considerações finais.

Entretanto, aquela fração de tempo, foi o suficiente para que durante todo o período que durou o meu percurso, cerca de aproximamente uma hora, eu tentasse me silenciar para refletir sobre o tema. E confesso, não consegui. Cheguei a triste conclusão que criamos para nós um mundo de tanta eficiência tecnológica, que é quase impossível desconectar dele.

Somente durante a volta que consegui me sintonizar comigo mesmo, algo muito estranho, o barulho do mundo anda tão ensurdecedor, que simplesmente não conseguimos mais ficar em silêncio.

Muitos devem estar imaginando que estou louco, que calar-se ou manter-se em silêncio nos dias de hoje é sinal de covardia; imagine, então, se eu disser que é salutar ficar em silêncio e de preferência em prece; daí mesmo que eu sou um covarde fanático.

Às vezes fazer o bem é calar-se. Por exemplo, quem ama consegue calar-se para não ferir. Quando entramos em oração ela nos reveste de confiança para seguirmos em frente. Algumas vezes perdemos a oportunidade de ouvir o que Deus está querendo nos dizer, porque não sabemos nos silenciar.

Porém, voltando ao início do texto, sobre a parábola do joio e do trigo, creio que todos, temos dentro de nós, o joio e o trigo, tal qual nos ensinou Jesus, então, descubra dentro de si o joio que contamina a sua alma e queime-o fazendo o bem, aliás, todos àqueles que sabem fazer o bem e não fazem, não praticam a caridade, em outras palavras, estão fazendo o mal. Assim, faça o bem mesmo em pensamentos, são eles a mola propulsora a fonte primária da nossa energia.

Aproveitamos, pois, a oportunidade de silenciarmos e mudemos a vida de alguém, a nossa é claro; adoramos falar daquilo que não conhecemos, o nome disso é falso testemunho, sendo assim, cuide exclusivamente da sua.

Sorrir contagia, passe adiante.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.


Silvio Klinguelfus Junior

1 de novembro de 2016

Tentativas e acertos.


É meus amigos, dias turbulentos agitam o nosso Brasil. E como será que estamos passando por eles? As provações são diárias e precisamos superá-las uma a uma e cada qual a sua.

Pensando cá comigo, será que eu teria a coragem de perguntar a mim mesmo e também de ouvir a resposta, de como eu realmente sou? Será que aprendi a lição que meus pais passaram enquanto estiveram junto a mim e me transformei em uma pessoa honesta, ou talvez, tenha deixado contaminar pela vaidade e me tornado uma pessoa horrível e petulante, tentando, como se possível, justificar atitudes desprezíveis, sobre a desculpa de estar protegendo o futuro da minha família. Nada mais triste do que enganar-se a si mesmo.

Será que durante o meu trabalho, em casa junto à família e amigos, consigo ser tolerante, compreensivo e justo com todos que me procuram?

A minha resposta sincera para essa pergunta é: - eu tento; no meu trabalho procuro manter sempre um olhar agradável no rosto, uma palavra amiga e sempre disposto a ouvir as pessoas que lá me procuram.

Agora, querem saber se eu consigo? Novamente, eu tento.

Durante essas minhas tentativas, basicamente eu aprendi:

- Que adoramos persistir nos erros, que temos implicâncias para com os outros e como consequência com Deus.
- Que guardarmos tristezas, ódios e insatisfações pela vida, as quais só nos levam para o fundo do poço.
- Que somos senhores de nós mesmos e assim ficamos insuportáveis quando temos algum poder (por mais ralé que ele o seja) ou alguém perto de nós que o detenha; tudo é incerto e indeterminado e não sabemos valorizar ninguém.

E assim, entre trancos e barrancos, tentativas, acertos e erros; sigo, nessa linha do aprendizado constante, da ação construtiva, preocupado em conter meus ímpetos pessoais, em corrigir os próprios erros, controlando os pensamentos, sentimentos, palavras, atos e atitudes. Aprendi e compreendi de uma forma bastante dolorosa, que é sempre importante ter em mente, que nos momentos em que somos surpreendidos (quando deixamos cair as nossas máscaras), ou seja, no momento de reação, que elas sejam de paz e humildade.

É necessário ter coragem, para se autoconhecer não é exatamente algo prazeroso de se fazer, mas extremamente necessário e gratificante do ponto de vista espiritual.

Se eu consigo? Eu tento.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe hoje e sempre.

Silvio Klinguelfus Junior

ps. – Por cada erro nosso, sempre pagaremos dobrado. (meu pai)
ps1. O que vem fácil vai fácil. (meu pai)
ps2. Não é seu? Não! Então devolva. (meu pai)
ps3. Agradecimentos ao Dr. Leocádio pelos ensinamentos.

21 de outubro de 2016

Emoções e intuições.

Essas últimas semanas me proporcionaram muitas emoções, que carregarei pela vida; intuições que se confirmaram, encontros inexplicáveis, reencontros maravilhosos, conversas edificantes, amizades que se tornam mais fortes do que nunca, abraços sinceros, também fizeram parte às desilusões, decepções e os resultados inesperados, enfim, vida que segue, porém, por de trás de absolutamente tudo sempre há a vontade oculta de Deus.

Nos últimos dias um sentimento de tristeza se abateu sobre mim, não sabia ao certo a sua causa e ainda não o sei, provavelmente fosse ansiedade pelos exames, mais propriamente pelos exames em si do que talvez pelos resultados, porém, em meu íntimo sinto tratar-se de algo maior.

Esse mundo anda depressivo demais, basta um descuido e automaticamente nos sintonizarmos nessa frequência, cujo destino é o fundo do poço; precisamos urgentemente mudar essa sintonia, livrarmo-nos do vício do julgamento e de tentar sempre descobrir o pior no outro.

Talvez a tristeza que invadiu minha alma, seja decorrente dessa ligação, assim se isso o for, desejo, agindo honestamente para comigo mesmo, que eu possa mudar o meu padrão vibratório e a passar a extrair somente o melhor de mim e daqueles que seguem ao meu lado para que juntos possamos enfrentar os desafios que estão por vir, sempre pelo caminho do bem e do amor.

Posso até estar delirando, mas creio sinceramente que podemos sim mudar o mundo em que vivemos, a começar por nós mesmos, se optarmos pelo bem e pensarmos sempre na consequência dos nossos atos, daremos o primeiro passo.

Nesse período político, aliás, pela situação que o Brasil vem enfrentando, é comum ver e ouvir tantos comentários maldosos sobre pessoas, que chega até a embrulhar o estomago, e pior, acabamos muitas vezes por compartilhar tais absurdos sem ao menos saber se aquilo tem um fundo de verdade e se irá feri-la ou a seus familiares; simplesmente nos esquecemos de que amanhã podemos estar em situação parecida, talvez até mesmo sendo acusados injustamente, exemplos de pessoas que foram execradas publicamente e depois se viu que não era bem isso existem aos milhares, e nós não aprendemos, adoramos julgar ao invés de pensar e analisar; definitivamente não somos humildes, colocamos nossa formação como conquista e mostramos a todos, enquanto o maior exemplo de todos Jesus Cristo, procedeu de maneira totalmente contrária, e mesmo assim em seu nome praticamos proselitismo, julgamos e condenamos a tudo e a todos.

Um beijo no coração e que Deus no abençoe.


Sílvio Klinguelfus Júnior

9 de outubro de 2016

CORPO, MENTE E ALMA.

Todos nós sem exceção somos merecedores da felicidade, mas infelizmente não sabemos valoriza-la, sempre achamos a grama do vizinho mais verde, e assim vivemos na nossa mediocridade íntima, invariavelmente nos achando o último dos injustiçados.

Simplesmente não nos damos conta das quantidades de bênçãos que recebemos, só sabemos reclamar; no fundo somos todos orgulhosos.

Não conseguimos olhar para os lados e nos situarmos no mundo, sobre qual a nossa real condição, seja ela física, mental ou espiritual.

Sim, sofremos, mas todos sofrem, entretanto, qual o seu grau de sofrimento?

Sim, temos privações, claro, todos as têm, mas qual é o nível de comparação?

Sempre que somos ameaçados pelas incertezas da vida e na iminência de nuvens negras que ainda nem se formaram, entramos em desespero, sentimos as batidas do coração em descompasso e as mãos geladas, basta uma palavra atravessada e olhos marejam facilmente. Sofremos antecipadamente, pois o nosso psicológico sempre quer nos levar para o abrigo, mesmo que não seja preciso.

Ao tomarmos a decisão de seguir em frente, abre-se diante dos nossos olhos um mundo que parecia até então estar invisível, passamos a observar claramente quem segue na caminhada ao nosso lado, bem como aos seus problemas, as suas dores e sofrimentos, os quais na sua grande maioria, piores do que os nossos, aliás, tão piores, que deixamos os nossos de lado, para ajuda-los.

Não é um processo fácil, porém, não tenho dúvidas que ele é necessário e obrigatório, não há outro caminho para a nossa transformação íntima.

Quando aprendemos a amar, nos transformamos em pessoas melhores, simples assim.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe hoje e sempre.


Silvio Klinguelfus Junior

6 de outubro de 2016

PALAVRAS...

Palavras que tocam a alma, emoção que penetra fundo ao coração, momentos de tensão de apreensão, assim seguimos todos, superando as dificuldades do dia a dia.

Há momentos em que não é fácil, que tudo parece ruir, até que tal qual um anjo, um Amigo sussurra em teu ouvido, você não está só.

Palavras que tocam a alma calam fundo ao coração, e toda tensão pela apreensão vivida, transformam-se em lágrimas caudalosas a preencher o vazio desse dia.

Há momentos iguais a esse, que tudo, absolutamente tudo, faz sentido e que triste seria se assim não o fosse.

Palavras que fazem a alma dançar vem do coração, nos enchem de excitação para seguir o curso da vida, dia após dia.

Há momentos que ficamos sem palavras, e em meio ao silêncio ensurdecedor, eis que surge uma Voz a dizer, você é muito mais do que tudo isso.

Palavras assim, que transformam o dia, regulam o coração, expandem a alma, explodem a razão e dão vazão ao rio caudaloso do amor.

Há momentos que tudo parece ser impossível, dia e noite se tornam escuridão, mas, bem lá no fim do caminho, depois dos prédios, por de trás das matas e do rio caudaloso da vida, há uma Luz a indicar o caminho.

Palavras são apenas palavras, mas quando atingem ao nosso âmago, tem o poder de mudar o dia e toda a eternidade.

Graças a Deus, graças a Jesus.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.


Silvio Klinguelfus Júnior

26 de setembro de 2016

DE CORPO E ALMA


Hoje meu amigo William Polis, disse a seguinte frase: “tudo na vida é qualidade e não quantidade”.

Aliás, a conversa com ele foi muito proveitosa, inspirado com certeza e seguindo a sua intuição, expôs de forma clara e didática, sobre o equilíbrio dinâmico e a sua importância em nossas vidas, pois é através dele que acontecem os ajustes tão necessários ao nosso desenvolvimento, em outras palavras, o que tiver que acontecer de uma forma global irá ocorrer queira você ou não, mas o que fará a diferença individualmente é a forma como você efetivamente contribuiu para o resultado. Será que foi o seu melhor?

Precisamos compreender que Deus está em tudo, assim sendo, nós estamos envolvidos por ele. Imagine que a terra é um gigantesco aquário, onde nós somos os peixes e todo o resto são os ornamentos. O elemento que dá vida a esse gigantesco aquário é a água que preenche a tudo e nos envolve completamente, simplesmente Deus. Fantástico!

Mesmo cientes que não somos melhores que ninguém, custamos a compreender a nossa real dimensão, por isso, independentemente de qual religião você professe ou até mesmo se ateu o for, se o lugar que hoje se encontra te faz uma pessoa melhor que ontem, é o que realmente importa; o grande barato é estarmos no caminho que Deus nos coloca, aproveite a viagem de corpo e alma, caso contrário você será reprovado.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.

Silvio Klinguelfus Junior

18 de setembro de 2016

Críticas...

Deus é tão grandioso que nos deixa compreende-lo cada qual a sua maneira e ao seu tempo. Somente tendo esse grau de entendimento para compreender as postagens que fazemos pelas redes sociais, ao lê-las é inevitável não pensar sobre o quanto nós ainda somos orgulhosos, prepotentes e principalmente medrosos.

Atualmente criticamos tanto que passamos a morrer de medo de sermos criticados, aliás, temos medo de errar mais pela crítica que iremos receber do que propriamente pelo erro em si.

Não tenho a menor dúvida que nos dias atuais nosso maior defeito é encontrar defeitos nos outros, e vou mais longe, a esmagadora maioria dos nossos conflitos, sejam eles íntimos ou em escala global, está relacionada em nos considerarmos iluminados e escolhidos, enquanto os outros ou até mesmo nações inteiras, estão erradas ou no mínimo equivocadas. Triste.

É ainda possível observar pelas postagens o quanto nos comportamos de forma diferente dependendo do lugar, situação ou pessoas que nos encontramos, simplesmente porque não temos personalidade para assumirmos que não nos conhecemos.

Antes de Jesus Cristo, o filósofo Sócrates já afirmava a importância de nos autoconhecermos, é dele essa afirmação: “conhece-te a ti mesmo”; bem como essa outra: “só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa”. Em outras palavras, quer ser melhor, primeiro seja verdadeiro contigo mesmo, afinal as tentações estão dentro de nós mesmos, o mundo exterior apenas influência a sua exteriorização.

Assim nós somos os únicos culpados pelos erros, basicamente por termos uma dificuldade enorme para saber realmente quem somos nós.

Depois de Sócrates, passados aproximadamente quatro séculos, vem Jesus Cristo e diz: “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão”. E novamente parece que não entendemos.

Aprendi que precisamos nos autoavaliar para eliminarmos coisas que já não se fazem mais necessárias. Nós sempre nos achamos melhor que os outros, porém, quando passamos verdadeiramente a nos conhecer, descobrimos o nosso real tamanho, tipo grão de areia. Observem que isto nada tem a ver com sentimento de culpa, e sim com conhecimento.

O Evangelho está ai, porém, existe uma diferença muito grande entre conhecer o Evangelho e segui-lo; o ensinamento moral é fácil de ser compreendido, mas é muito difícil de ser praticado, entretanto, longe de ser impossível.

Inevitavelmente todos irão fazer a viagem espiritual e simplesmente nos esquecemos disso. Então, quer um guia? Siga a JESUS.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.


Silvio Klinguelfus Junior

13 de setembro de 2016

O estigma...

...

De repente você está com câncer.
De repente cirurgias, rádio e quimioterapia.
De repente tu és marcado, você tem câncer.
De repente tua vida se esvai como água pelo ralo da pia.
De repente uma careca, uma cicatriz.
De repente pessoas se afastam.
De repente você está por um triz.
De repente te matam.

...

Mas não mais que de repente, você ainda está com câncer.
Mas não mais que de repente, sobrevive a todas as terapias.
Mas não mais que de repente, tu és marcado pela luta contra o câncer.
Mas não mais que de repente, o refluxo faz a vida jorrar pelo ralo da pia.
Mas não mais que de repente, nova cabeleira e histórias de uma cicatriz.
Mas não mais que de repente, pessoas se aproximam.
Mas não mais que de repente, você não está mais por um triz.
De repente te amam.

...

E ai, de repente querendo ou não, você passa a viver o câncer.
E ai, de repente, você é a terapia.
E ai, de repente, tu és santo, guerreiro, herói, mas tem câncer.
E ai, de repente, no fluxo e refluxo da vida, só lhe resta à maldita pia.
E ai, de repente, se lembra da sua cicatriz.
E ai, de repente, é você e não mais as pessoas que se afastam ou aproximam.
E ai, de repente, sua vida pede bis.
E ai, de repente, as pessoas não mais se importam.
...

Você venceu, e não importa de qual lado esteja lá ou cá.

Silvio K. Jr.
--------------------------------------------------

ps. Se vocês pudessem entender como para muitos é terrível ser estigmatizado.

Há pessoas que simplesmente não conseguem pronunciar “câncer”.

Para o lado de lá já foram tantos companheiros de batalha, pelos quais carrego um imenso orgulho por ter feito parte da vida deles, nem que por uma fração mínima de tempo.

Gostaria de passar com esse texto é que não tem a ver com santidade ou com pessoas coitadinhas, que se transformaram depois do câncer, todos são humanos cheios de falhas, virtudes e medos iguais a todo mundo, porém, expostas que foram, cada uma reage a sua maneira, simples assim, sem pieguismo ou síndrome de perseguição.

4 de setembro de 2016

Oportunidades...

Domingos iguais a esse, quando o amor pelo Pai, fala logo cedinho muito mais alto ao meu coração do que a preguiça; penso que à oportunidade é oferecida a todos e muitos a recusam. As coisas de Deus são sempre gratuitas e a dos homens sempre tem um preço, é triste ver que nós precisamos viver a expectativa da riqueza material, para descobrir a importância da riqueza espiritual. Infelizmente nós confundimos e misturamos as coisas, a vida é feita de escolhas, quando optamos pelas erradas, é inevitável quebrarmos a cara, daí só existe uma solução, o retorno para Deus.

É fato, quem não tem tempo para si mesmo não se ama e como consequência não sabe amar ao outro, simples assim. Podemos ter quanto dinheiro quisermos, não há mal algum nisso, ele serve basicamente para três coisas: a primeira delas é para suprir nossas necessidades matérias, sejam elas quais forem; a segunda é usada na nossa transformação; a terceira é onde as coisas se complicam, o dinheiro serve e deve ser usado para o auxílio fraterno, mas nesse momento entra em ação um tal de apego que acaba falando mais alto e nos leva a queda.

Precisamos compreender que o dinheiro pode até trazer o conhecimento mais não necessariamente à sabedoria. Atualmente gastamos dinheiro para adquirir coisas que efetivamente não são nossas, ou alguém que me lê nesse momento crê que ira levar alguma dessas coisas para o lado de lá. Sim existe vida após a vida. Nunca estamos sós.

Ser humilde não é ser pobre, é viver a simplicidade; a nossa consciência deveria ser o nosso guia, mas, escolhemos seguir o que a sociedade determina. Deveríamos sempre agir no bem, aliás, até o mal é bom uma vez que ele trabalha para o aperfeiçoamento do bem, mas por enquanto não conseguimos, ou melhor, não aprendemos a julgar sem condenar.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe hoje e sempre.

Silvio Klinguelfus Junior

ps. Agradecimentos ao Dr. Plinio Penteado Jr, pelas palavras que tocaram o meu coração.





21 de agosto de 2016

SOMOS INCIPIENTES...

Quando converso pessoalmente com aqueles que me leem por aqui, muitas vezes acabo recebendo o retorno sobre os meus textos, os quais são escritos sempre para mim mesmo, sem exceções, entretanto, algumas vezes durante essa interação, sou surpreendido tanto positivamente quanto negativamente é claro.

Em uma dessas conversas, foi me sugerido que não é só de desgraças e doenças que a vida é feita, que eu deveria escrever sobre coisas boas também. Fiquei pensando se esse meu amigo realmente lê aos meus textos ou se não entendeu absolutamente nada do que eu escrevi até hoje, mas enfim, como diz o ditado: “nós somos responsáveis por aquilo que falamos o que os outros entendem é problemas deles”. Sou grato a ele, pois me fez reler todos os meus textos e refletir sobre cada um deles.

A conclusão que eu cheguei é que ultimamente estão na moda os mercadores de felicidades, oferecem-nas embaladas para presente, e nós a compramos compulsivamente e inutilmente, simplesmente porque não conhecemos como é a verdadeira felicidade. E assim seguimos carregados de mágoas desnecessárias, compensando a nossa incapacidade de sermos felizes no consumismo desenfreado.

É um fato que absolutamente ninguém gosta de sofrer, uma vez que é inato a nós procurarmos estar bem. Não faço apologia à dor e já escrevi vários textos reafirmando isso. Agora é indiscutível, que às vezes o sofrimento tende a nos trazer de volta para a realidade; ao nos despertar, faz percebermos aquilo que está acontecendo a nossa volta, assim, tudo é uma questão de se aproveitá-la ou não. Aprender a lição é necessário, caso contrário ela sempre voltará.

Se não levarmos em conta a vida futura (tudo aquilo que ainda vamos viver), tudo seria em vão. Somente as experiências advindas das consequências das nossas atitudes é que vão nos ensinando. Caso não estejamos satisfeitos conosco mesmos, devemos sempre nos lembrar de que nós somos hoje o que fizemos no passado, assim, mudemos o que somos hoje, se quisermos ser diferentes no futuro.

Gostamos de ser coitadinhos, sofremos da “síndrome do vitimismo”, achamos que tudo acontece contra nós, mas não fazemos nada para nos modificar. Esquecemos que Deus é justo, se estamos passando por alguma situação ruim, a culpa não é Dele e sim nossa. Simples assim. Enfim, a responsabilidade que temos é conosco mesmo, de nada adianta querer mudar o resto do mundo se não nos mudarmos.  Acredito sinceramente que somos muito mais do que tudo isso.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.

Silvio Klinguelfus Junior


10 de agosto de 2016

Passado, presente e futuro.

A vida nos impõe acontecimentos que acabam por nos expor, deixando-nos em situações complicadas diante do conflito iminente entre o que falamos e efetivamente fazemos tanto do ponto de vista moral quando ético.

A cada novo amanhecer, Deus nos concede novas oportunidades para refazermos a nossa história. Porém, infelizmente, gostamos de dissimular e de imputar aos outros as nossas falhas, ao invés de enfrentarmos as consequências do cotidiano; sempre nos parece ser este o caminho mais fácil.

Tenho consciência que me falta do ponto de vista emocional, suporte necessário para enfrentar determinadas situações sem me deixar abalar por elas, parece que fico preso ao passado e não consigo seguir em frente, contaminando assim o meu presente e futuro, e também a minha alma com mágoas desnecessárias. Bastaria aprender a perdoarmo-nos, para seguir em frente, assim, mostrando novas atitudes, quiçá acabaremos por receber o perdão do outro. 

De mim para comigo mesmo, sem falso moralismo, acabo por absorver problemas advindos de situações com terceiros, muitas das quais apenas presenciei e poderia nessa condição facilmente me omitir, entretanto, analisando calmamente, quem sabe, se eu com a minha experiência poderia tê-la evitado, ou, pior ainda, com a minha omissão ter contribuindo para tanto. Dessa forma, a empatia sempre acaba falando mais alto em mim, e dá-lhe conflitos internos. 

Realmente é preciso ter coragem para ser bom e crítico, dói bastante, mas com firmeza de propósito na certeza que Deus é imanente em nós, podemos reaprender a amar, a valorizar o ser-humano e a vida; sendo fraternos, conseguimos a cada dia construir uma nova etapa. Afinal quem ama divide.

Há um caminho, que não viola a Lei de Deus, ele se dá através do amor e da fraternidade e nele se chega à harmonia. Deus é amor, simples assim, e complexo, tudo ao mesmo tempo.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe hoje e sempre.

Silvio Klinguelfus Junior


29 de julho de 2016

Dias de Paz.

Depois de alguns dias de férias, sinto-me com as baterias recarregadas para enfrentar novos desafios.

Desacelerar é preciso, não somos máquinas, aliás, mesmo elas se usadas ininterruptamente e no limite, há um momento que a vida útil delas chega ao fim, mais ou menos é isso acontece conosco.

Todos nós temos um prazo de validade, só não sabemos exatamente quando o será, então melhor se cuidar. Segundo a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) nós somos formados de corpo, mente e alma, assim qualquer um que desconsiderar algum item desse tripé, estará deixando algo muito importante do lado fora da sua vida.

Não há como deixar de se emocionar com a vida, ela é como um daqueles romances gigantescos que parece nunca ter fim, mas de repente chega o epílogo e não acreditamos como passou tão depressa; somente nos últimos dias, presenciei partidas de pessoas queridas para o lado de lá, e ao mesmo tempo, chegadas de novos companheiros de lá para esse mundão de Deus. Tristezas e alegrias são sentimentos que se confundem e se fundem em um único chamado amor; acompanhei também todo o processo de gestação do livro de um grande amigo, até o seu nascimento ontem (28/07), das suas lutas, ansiedades e da recompensa estampada nos seus olhos, observado durante o abraço dado, tal qual aquele que damos aos pais de recém-nascidos, com votos de carinho e desejo de esperança em dias melhores.

Aos companheiros de viagem dessa nau chamada terra, e que nesses últimos quinze dias, pelos episódios acima narrados, ficamos mais próximos, desejo de coração que o melhor sempre se realize em suas vidas, tanto do lado de cá quanto de lá, lembrando sempre que saudades é o amor que fica.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe hoje e sempre.


Silvio Klinguelfus Junior

17 de julho de 2016

Dívidas, dúvidas e angústias...

Todos sofremos de ansiedade ou angústia durante todas as etapas das nossas vidas e cada um as vive de maneira diferente. Nos dias atuais existem inúmeros métodos terapêuticos bem como remédios para combatê-las, ajudando-nos em nosso equilíbrio, entretanto, nem toda a ansiedade é má, o problema, como em tudo em nossas vidas, é o excesso, se controlada é essencial ao nosso desenvolvimento, agora, se estiver sem controle o médico é fundamental, não espere pelo pior.

Não sou médico psiquiatra e tão pouco psicólogo ou ainda um escritor de livros de autoajuda; sou sim um mero observador das esquisitices humanas, das quais sou possuidor de algumas delas e não me orgulho nenhum pouco disso, porém, diante dessa minha visão empírica do mundo e das pessoas, passo por chato, quando por algum motivo preciso externar a minha opinião.

Outro dia um amigo comentando comigo que precisava procurar a um psicólogo ou terapeuta, e se por acaso eu conhecia algum, até mesmo um psiquiatra para lhe receitar remédios para diminuir a sua ansiedade; diante do desespero evidente, perguntei como amigo se poderia ajudá-lo. Contou-me estar endividado e que não dorme mais pensando nas prestações da casa e na fatura do cartão de crédito estourada a meses, bem como as mensalidades da escola dos filhos. Com a minha fineza de costume, quase um ogro de tanta sensibilidade, externei que ele não precisava de psicólogo ou terapeuta, e sim de um conselheiro de finanças; do que lhe adiantaria remediar os efeitos e não tratar a causa, ou será, que agora os profissionais da saúde, estão pagando as contas dos seus pacientes.

Claro que ficou chateado comigo, e com razão. Porém, o problema é dele e ninguém irá resolvê-lo, dessa forma, precisa sim urgentemente tratar a causa dos seus problemas, ser forte e de preferência aprender a lição para nunca mais cair nele. Remédio algum vai lhe pagar as contas, isto é um fato inquestionável.

A nossa imaginação nos prega peças, temos medo de errar e optamos por uma rota de fuga da realidade. A saúde é a harmonia entre o corpo e a alma, se estamos mal, precisamos ter fé e coragem para nos curar. A cura depende de tratarmos a causa, modificando a nossas atitudes e comportamentos, entrando definitivamente no caminho da renovação íntima.

Infelizmente, tal qual a criancinhas esperamos por milagres e remedinhos mágicos. Muito triste, precisamos nos renovar urgentemente, caso contrário a ansiedade toma conta de tudo.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.


Silvio Klinguelfus Junior