Deus tocou o meu coração e minha alma,
abrindo meus olhos para a verdadeira essência da vida.

10 de agosto de 2016

Passado, presente e futuro.

A vida nos impõe acontecimentos que acabam por nos expor, deixando-nos em situações complicadas diante do conflito iminente entre o que falamos e efetivamente fazemos tanto do ponto de vista moral quando ético.

A cada novo amanhecer, Deus nos concede novas oportunidades para refazermos a nossa história. Porém, infelizmente, gostamos de dissimular e de imputar aos outros as nossas falhas, ao invés de enfrentarmos as consequências do cotidiano; sempre nos parece ser este o caminho mais fácil.

Tenho consciência que me falta do ponto de vista emocional, suporte necessário para enfrentar determinadas situações sem me deixar abalar por elas, parece que fico preso ao passado e não consigo seguir em frente, contaminando assim o meu presente e futuro, e também a minha alma com mágoas desnecessárias. Bastaria aprender a perdoarmo-nos, para seguir em frente, assim, mostrando novas atitudes, quiçá acabaremos por receber o perdão do outro. 

De mim para comigo mesmo, sem falso moralismo, acabo por absorver problemas advindos de situações com terceiros, muitas das quais apenas presenciei e poderia nessa condição facilmente me omitir, entretanto, analisando calmamente, quem sabe, se eu com a minha experiência poderia tê-la evitado, ou, pior ainda, com a minha omissão ter contribuindo para tanto. Dessa forma, a empatia sempre acaba falando mais alto em mim, e dá-lhe conflitos internos. 

Realmente é preciso ter coragem para ser bom e crítico, dói bastante, mas com firmeza de propósito na certeza que Deus é imanente em nós, podemos reaprender a amar, a valorizar o ser-humano e a vida; sendo fraternos, conseguimos a cada dia construir uma nova etapa. Afinal quem ama divide.

Há um caminho, que não viola a Lei de Deus, ele se dá através do amor e da fraternidade e nele se chega à harmonia. Deus é amor, simples assim, e complexo, tudo ao mesmo tempo.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe hoje e sempre.

Silvio Klinguelfus Junior


18 comentários:

  1. Silvio... Quando realmente começamos a perceber nossas falhas então estamos no caminho certo para conseguir melhorar como ser humano é consequentemente passamos a ter mais paz e felicidade...

    ResponderExcluir
  2. No final somos o que escolhemos ser.... ou resolvedores ou omissos...

    ResponderExcluir
  3. Crescer sempre
    Amadurecer todos os dias
    Grande abraço
    Tardelli

    ResponderExcluir
  4. Realmente é difícil executar o que se diz. Muito verdadeiro. Vicente. R.

    ResponderExcluir
  5. Levou mais que um minuto e meio, pois sou meio lentinho ...mas valeu a pena. Parabéns. Márcio.

    ResponderExcluir
  6. Belas palavras. Sinal do amadurecimento que vem com a experiência. Ah se pudéssemos ser jovens com o que aprendemos até hoje.

    ResponderExcluir
  7. Amigo... Sofremos dos mesmos males. Mas o importante é que percebemos os erros e tentamos evoluir !

    ResponderExcluir
  8. Na prática, as situações que temos que resolver, são muito, muito difíceis, principalmente quando se é esponja e fica absorvendo os problemas alheios, caiu como uma luva para mim o texto, chegou na hora certíssima, muito obrigada! Cece Vieira

    ResponderExcluir
  9. Não importa o tempo....leitura edificante.construtivas etc,nós só temos a ganhar....inclusive o tempo com sabedoria....boa noite.... Fernando Abreu

    ResponderExcluir
  10. Parabéns meu irmão e amigo Sílvio. Há necessidade de muita sensibilidade para se caminhar pelo fundo da própria alma e mexer com as emoções. A sinceridade é a porta de entrada. Sem ela é impossível adentrar-se em solo tão intimo e espinhoso. Sensibilidade e sinceridade não lhe faltam. É dom. Dom adquirido no fogo das batalhas vividas. Nas vitórias e nas derrotas. Assim se forma e se molda um caráter, disposto a compartilhar experiências realmente vividas e não apenas intelectualizada. Obrigado por mais esse compartilhamento sincero. Deus o continue abençoando e lhe continue permitir que esse dom continue fluindo. Forte abraço.

    Teu amigo e irmão

    Ademir Penteado

    ResponderExcluir
  11. Profunda reflexão em conjunto com evolução de espírito.

    Ulisses

    ResponderExcluir
  12. E nos dias de hoje é muito bom ter pessoas que se dispõe a escrever essas verdades e compartilhar com os outros.

    Que legal ! Continue a fazê-lo. Boa noite e Fica com Deus ! A Fonte de toda a sabedoria. Parabéns.
    Grande abraço.

    Haroldo

    ResponderExcluir
  13. Amigo Silvio , parabenizo-o pelas belas palavras, abraços.

    José Molina

    ResponderExcluir
  14. Olá, Silvio: acabo de ler seu último blog. Gostei da mensagem. Você dissertou muito bem sobre o dilema que assume a verdade de nossa consciência . E é verdade também que cada um tem a sua própria . O recurso será sempre a fé . Que assim seja !

    Wassimon

    ResponderExcluir
  15. É sempre muito bom ler seus escritos, caro amigo.
    Parabéns, esse minuto e meio é de plena satisfação. Bj.
    Irani

    ResponderExcluir
  16. Na msg anterior, me manifestação sobre absorver problemas que não são nossos. Torna-se quase inevitável. E esse "mal" se mostra de difícil cura, por conta da inércia do real dono do problema. Se ele não toma atitude, seja lá por qual motivo, sofre quem "herdou" a busca de solução. É uma sintonia difícil, é uma troca de energia não muito salutar. Quanto aos problemas do passado, há um preceito religioso, onde o próprio Deus não busca o passado, apenas o presente e o futuro. Passou passou. Que sirva de experiência. Afinal temos os olhos na frente, para olhar para frente. Nós insistimos em "torcer contra" na ânsia de ajudar. E ajudar, é próprio da natureza do ser humano. Daí um conflito sem solução. Só a fé nos dará uma caminhada mais mansa.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com o cuidado que devemos ter com essa "síndrome do vitimismo". Ela é traiçoeira e, se não estivermos vacinados, ela nos pega! rs Muito bom alerta me deu.
    Também não acho seu textos negativos ou alinhavados com um suposto elogio à dor; são reflexões e o sofrimento traz ensinamentos pra quem os sofre, desde que se torna capaz de "escutar" esses ensinamentos nas entrelinhas, no latente...
    "Pathos" (de patológico) que vem do grego, significa não só sofrimento, mas paixão, intensidade, "passagem".
    Se essa "passagem" for aprendida, o sofrimento pode nos levar a um lugar ou condição humana melhor. O que acha?
    Bjo,
    Rafael.

    ResponderExcluir