Deus tocou o meu coração e minha alma,
abrindo meus olhos para a verdadeira essência da vida.

14 de junho de 2016

TEM ALGO DE ERRADO! (TEXTO - ESCRITO POR ADEMIR PENTEADO)


Nesta madrugada, 12 para 13 de junho, um cidadão brasileiro, morador de rua, foi socorrido, mas não resistiu vindo a falecer. O fato aconteceu na capital de São Paulo, na Avenida Paulista, proximidades da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. As autoridades não encontram outra explicação para o caso senão o frio como causa do óbito.

A tendência, de imediato, é o questionamento: como será que esse nosso irmão brasileiro chegou a tal condição? Não será por esse viés que pretendo abordar o assunto. A questão é: como, todos nós, como sociedade organizada, permitimos que isso acontecesse?

Faço parte dessa sociedade e escrevo para mim também e o faço com um sentimento de impotência que dilacera a alma. Vamos aos fatos que não podemos perder de vista e chegarmos, coerentemente, à conclusão que tem algo de errado, e muito!

Neste país, abençoado com riquezas naturais, há um descalabro nosso, como sociedade, quando construímos verdadeiras obras faraônicas para a prática de esportes, como da Copa de Futebol de 2014. As Olimpíadas estão sangrando os cofres públicos até onde for possível, e quem sabe, o impossível, como no caso de se ter construído 12 (doze) Estádios para a Copa, tendo sido recomendado pela FIFA que se construíssem apenas 8 (oito).


Os clubes de Futebol anunciam contratações de valores "indecentes" pagos para terem em suas fileiras alguns jogadores de expressão. Os salários, pelo menos os anunciados, que se oferecem para "técnicos” assumirem funções que muitas vezes não permanecem nem um mês no cargo, são assombrosos, um afronte para um país cuja boa parte de seus cidadãos subsistem com a renda de um salário mínimo.

O que dizer das igrejas em geral? Templos suntuosos para anunciar o Evangelho de Jesus, que não tinha um lugar para reclinar sua cabeça. Apelos e mais apelos, desenfreados até, na busca de recursos para isso é para aquilo.

Monumentais clubes esportivos, sejam eles públicos ou privados. Tudo para lazer do ser humano, o que é válido. Agora! Nosso irmão, cidadão como nós, morrer de frio na rua, não dá para engolir.

Vamos deixar bem claro um fato para que não suscitem interpretações errôneas. Sou democrático por excelência e acho que o regime capitalista é o melhor para a convivência em sociedade. Só que esse regime tem suas mazelas, e cabe a nós, cidadãos, empresários e principalmente os políticos, corrigirmos essa distorção.

Não estou entrando no mérito da corrupção política e empresarial que rola solta no país. Esse tema está explanado em um livro que estou lançando nos próximos dias com o título: "Cuidado Por Onde Andas..." (Um recado para os políticos).

Com o advento tecnológico da Internet e seus aplicativos, está muito fácil cada qual sentar-se confortavelmente e ditar normas de comportamento para todos. Quando eu, você, nós, estivermos tomando tal posicionamento, não nos esqueçamos de nos perguntar: e eu? O que estou fazendo para uma sociedade mais justa para o meu semelhante? Se a resposta for positiva, vá em frente. Caso contrário, repense sua atitude.


Nosso irmãozinho, ao que tudo indica, conforme o parecer das autoridades, morreu de frio na cidade mais rica do país e uma das mais prósperas do mundo, na Avenida mais charmosa, talvez, da América Latina, onde neste momento milhões e milhões de dólares e euros são negociados nos arranha-céus imponentes e escritórios luxuosos. Nada contra o sistema. O problema somos nós, seres humanos. Algo necessita ser feito, e com urgência.

Com a palavra, eu, você, nós. Não nos esqueçamos das atitudes. Ainda é tempo!

Ademir Penteado

4 comentários:

  1. Muito me entristece ver a que ponto de insensibilidade nós chegamos!��

    Jane Terra

    ResponderExcluir
  2. Muito preocupante tudo isso que vem acontecendo em nosso país... onde os valores humanos não tem importância... E como ele e tantos outros que infelizmente estão a viver dessa forma... sem dignidade. Fico muito triste e me sinto muito impotente nesse momento e ao mesmo tempo pensando no poder que tantos tem e que nada fazem... 

    Márcia Ramos

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente em gênero número e grau , me sinto indignada e impotente gostaria de fazer algo ,que Deus proteja nossos irmãos menos favorecido e acolha calorosamente as almas sofredora.

    Elza Lacerda

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto uma visão completa da situação e muito coerente pq mostra o luxo o desequilíbrio sócio econômico sócio Cultural e aprofunda nos sentimentos mexendo nos valores humanos distorcidos q priorizam o q e extremamente fútil e rende valores exorbitantes p as coisas q não favorecem em nada uma nação ou sociedade. A educação e a saúde e algo q devemos buscar rezando p obter em milagre. Sem falar q o dinheiro q o pais arrecada com a escravidão do trabalhador pagando impostos altíssimos existe uma políticas p roubar. Mudar isto não é fácil ... Pq teria q se mudar valores. Ai que tá. .. Mudar valores de quem vive no luxo as custas do dinheiro dos idiotas não é fácil. O pobre sofredor sempre ta Abert a mudanças mas o poder parece q está nas nossas mãos mas não está não a corrupção dobra todo mundo qdo a gente vê o rombo ta feito ai o q nos redta e sofrer e trabalhar p cobrir. Quem tem bom coração e valores não apita nada. Ah e so votar direito. Em quem? Cadê o certo se aparecer um... morre... o sistema facilitou ao brasileiro subir nas costAs d outro e a falta de valores de uma educação voltAda p a honestidade o próximo o crescimento pessoal sumiu dos lares. Pais e si am q filhos tem q estudar p ganhar dinheiro e subir na vida... não ensinam como subir como seres humanos e ainda á pais q não ensinam nada nem estudar deixa filho jogado sendo educados pelas ruas e pelos vícios sem valores nenhum quem não tem vai ensinar o que? Mudança de valoores reeducação seria o começo...

    Simone Santana

    ResponderExcluir