Deus tocou o meu coração e minha alma,
abrindo meus olhos para a verdadeira essência da vida.

18 de junho de 2015

VAIDADE

Todos vocês que me acompanham por aqui, sabem que eu gosto de trazer para minha realidade tudo àquilo que eu aprendo nos livros, nas conversas que eu tenho com as pessoas no meu dia a dia, e através das minhas incursões pelo meu mundo interior.

Portanto, este Blog funciona quase como um diário, para onde eu transcrevo tudo aquilo que de mais importante aprendi e assim possa voltar a ele quantas vezes forem necessárias até compreender definitivamente a lição.

Não há nada que me deixe mais chateado do que pessoas que adoram viver do lixo alheio; ficam a espreita do erro do outro, tal quais os urubus esperando o melhor momento para atacar a vítima moribunda.

Normalmente aqueles que se dizem amigos, anotando seus erros, falando bem alto para que todos ouçam que você errou; na realidade agem desta maneira por serem pessoas vaidosas e assim procedendo tentam diminuir as que estão ao lado para que possam aparecer.

Mas, o resultado em muitas das vezes é exatamente o contrário, invariavelmente fazem papel de otárias; esquecem se que outros a observam e o único sentimento que despertam nessas pessoas é o da piedade.

Pessoas vaidosas, sem exceção são petulantes, se acham melhores que os outros, e sempre acabam caindo em desgraça, sendo vítimas de si mesmos.

Confesso que preciso me policiar todos os dias, pois já identifiquei como a vaidade é latente em mim, permiti-me ser escravo por muito tempo dela; é preciso coragem para se avaliar e autoconhecer; sei como é difícil eliminá-la depois que a deixamos nos contaminar.  Somos capazes até de sermos modestos só por vaidade de assim parecer. Isso é terrível, pessoas assim empatam a própria vida.

Se existe um lado bom em ser um vaidoso confesso em busca de reabilitação, é que é muito fácil perceber os semelhantes, incrível como nos atraímos.

A receita que adotei para combater a vaidade, depois que a identifiquei em mim, é que é preciso urgentemente dissipar as coisas ruins, inveja, vaidade, poder e glória, e compreender que elas somente nos anulam.

Ajuda bastante, compreender que todos nós estamos na fila da morte e que vamos deixar a terra, enfim, somos todos iguais; que ser bom, íntegro, grato e afetivo em todos os dias na convivência para com o próximo nos trás paz; que devemos agir com o espírito de tolerância e com o desejo de ser útil diante de todos os outros, através de exemplos positivos, mas, sem nunca cobrar do outro essas atitudes.

Demonstre o seu melhor, sem ofender ninguém, afinal, tudo é educativo; renuncie, tenha esperança, seja fraterno, apoie e compreenda ao próximo, tudo isso dignifica a pessoa.

E, após você entender tudo isso, quando alguém lhe perguntar se você está bem, a sua resposta, diante de tanta gratidão ao Pai, será esta: “Estou passando melhor do que eu mereço”.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe hoje e sempre.


Silvio Klinguelfus Junior

3 comentários:

  1. Belo texto!! Falta amor, falta espiritualidade... e eu não me excluo dentre os carentes!
    Abraço
    Susi Berbel

    ResponderExcluir
  2. Perfeito meu irmão! Eis aí um sentimento que corrói o ser humano sem que ele se dê conta, achando ser uma atitude normal de conduta. A vaidade é tão desastrosa para o ser humano que na Bíblia existe um livro especial que trata exclusivamente do assunto. O livro de Eclesiastes escrito por Salomão, não o livro de Eclesiástico da igreja católica, apesar de parecer extremamente humanista e às vezes chocante, trata muito bem do assunto. No início do livro o autor afirma: "Vaidade de vaidades! - diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade." Trata-se de um livro canônico e inspirado por Deus, mas é muito realista. Há que se ler o livro por completo para entender.

    Vale a pena ler, com olhos espirituais, claro. Tenha uma excelente quinta feira, 18 de Junho, na Paz que só Jesus pode dar. Estou em falta nas visitas que faço periodicamente.


    Forte abraço.

    Teu irmão e amigo
    Ademir

    ResponderExcluir
  3. Bom dia... realmente Silvio, os seres humanos não são perfeitos e estão sempre em evolução. As dificuldades, sofrimentos e provações fazem parte dessa evolução. As pessoas que você citou no texto estão em um patamar inferior de crescimento pessoal, seus atos imperfeitos fazem parte de seu processo de evolução e também nos ajudam a evoluir pessoalmente. Forte Abraço. Tomás.

    ResponderExcluir