Deus tocou o meu coração e minha alma,
abrindo meus olhos para a verdadeira essência da vida.

1 de novembro de 2016

Tentativas e acertos.


É meus amigos, dias turbulentos agitam o nosso Brasil. E como será que estamos passando por eles? As provações são diárias e precisamos superá-las uma a uma e cada qual a sua.

Pensando cá comigo, será que eu teria a coragem de perguntar a mim mesmo e também de ouvir a resposta, de como eu realmente sou? Será que aprendi a lição que meus pais passaram enquanto estiveram junto a mim e me transformei em uma pessoa honesta, ou talvez, tenha deixado contaminar pela vaidade e me tornado uma pessoa horrível e petulante, tentando, como se possível, justificar atitudes desprezíveis, sobre a desculpa de estar protegendo o futuro da minha família. Nada mais triste do que enganar-se a si mesmo.

Será que durante o meu trabalho, em casa junto à família e amigos, consigo ser tolerante, compreensivo e justo com todos que me procuram?

A minha resposta sincera para essa pergunta é: - eu tento; no meu trabalho procuro manter sempre um olhar agradável no rosto, uma palavra amiga e sempre disposto a ouvir as pessoas que lá me procuram.

Agora, querem saber se eu consigo? Novamente, eu tento.

Durante essas minhas tentativas, basicamente eu aprendi:

- Que adoramos persistir nos erros, que temos implicâncias para com os outros e como consequência com Deus.
- Que guardarmos tristezas, ódios e insatisfações pela vida, as quais só nos levam para o fundo do poço.
- Que somos senhores de nós mesmos e assim ficamos insuportáveis quando temos algum poder (por mais ralé que ele o seja) ou alguém perto de nós que o detenha; tudo é incerto e indeterminado e não sabemos valorizar ninguém.

E assim, entre trancos e barrancos, tentativas, acertos e erros; sigo, nessa linha do aprendizado constante, da ação construtiva, preocupado em conter meus ímpetos pessoais, em corrigir os próprios erros, controlando os pensamentos, sentimentos, palavras, atos e atitudes. Aprendi e compreendi de uma forma bastante dolorosa, que é sempre importante ter em mente, que nos momentos em que somos surpreendidos (quando deixamos cair as nossas máscaras), ou seja, no momento de reação, que elas sejam de paz e humildade.

É necessário ter coragem, para se autoconhecer não é exatamente algo prazeroso de se fazer, mas extremamente necessário e gratificante do ponto de vista espiritual.

Se eu consigo? Eu tento.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe hoje e sempre.

Silvio Klinguelfus Junior

ps. – Por cada erro nosso, sempre pagaremos dobrado. (meu pai)
ps1. O que vem fácil vai fácil. (meu pai)
ps2. Não é seu? Não! Então devolva. (meu pai)
ps3. Agradecimentos ao Dr. Leocádio pelos ensinamentos.

6 comentários:

  1. Concordo... a maior dificuldade é sermos sinceros com nós mesmos, aceitar que não somos perfeitos. Acho que a humildade é um dos estágios mais difíceis de serem atingidos no crescimento espiritual do ser humano.
    Acreditamos sempre que somos melhores que os outros, que estamos certos e os outros errados, que nossos defeitos são pequenos e dos outros maiores.
    Enfim o crescimento é lento e com certeza não chegaremos a uma perfeição até nossos últimos dias.

    ResponderExcluir
  2. Amigo SILVIO.

    Seu texto é rico em sabedoria e serve para uma detida reflexão sobre a vida e o papel que cada um de nós desempenhamos na sociedade e principalmente nessa estrada chamada VIDA.

    Uma das dificuldades que temos em melhorar nossa sociedade é a falta de consciência de que somos nós, homens e mulheres, que a construímos. E, mais, somos construídos por ela. A História não está escrita, como mentem as igrejas e se enganam algumas correntes políticas. A História também não acabou. Ela continua, e continua sendo escrita pelas pessoas, por todas as pessoas e por cada uma delas.

    O SER precede o FAZER.

    O que somos fala mais alto do que aquilo que fazemos. O avarento pode contribuir, o rancoroso abraçar e o invejoso aplaudir. Se moldamos nosso caráter e construímos nossa identidade baseada em princípios de vida, tudo o que fizermos agora será um reflexo natural de nossa verdadeira essência. A contribuição será generosa, o abraço amoroso e o aplauso sincero.

    SANTANA.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Sílvio, ótimo texto, esse mergulho íntimo, a busca da verdade sobre nós, essa eterna vontade de ser um ser humano melhor pra nós e para os outros, eu acho que só de fazer isso, já estamos melhorando, de ser honesto e tentar diariamente... Cecé Vieira

    ResponderExcluir
  4. É uma ótima reflexão. Temos que estar atentos aos nossos instintos. Tem pessoas de nossa convivência que ás vezes nos faz sair do sério! E domar esse lado negativo que temos nessas horas, torna-se bem difícil. Mas temos que nos esforçar!Esse é o processo educativo.

    ResponderExcluir
  5. É uma ótima reflexão. Temos que estar atentos aos nossos instintos. Tem pessoas de nossa convivência que ás vezes nos faz sair do sério! E domar esse lado negativo que temos nessas horas, torna-se bem difícil. Mas temos que nos esforçar!Esse é o processo educativo.

    ResponderExcluir