Deus tocou o meu coração e minha alma,
abrindo meus olhos para a verdadeira essência da vida.

18 de setembro de 2016

Críticas...

Deus é tão grandioso que nos deixa compreende-lo cada qual a sua maneira e ao seu tempo. Somente tendo esse grau de entendimento para compreender as postagens que fazemos pelas redes sociais, ao lê-las é inevitável não pensar sobre o quanto nós ainda somos orgulhosos, prepotentes e principalmente medrosos.

Atualmente criticamos tanto que passamos a morrer de medo de sermos criticados, aliás, temos medo de errar mais pela crítica que iremos receber do que propriamente pelo erro em si.

Não tenho a menor dúvida que nos dias atuais nosso maior defeito é encontrar defeitos nos outros, e vou mais longe, a esmagadora maioria dos nossos conflitos, sejam eles íntimos ou em escala global, está relacionada em nos considerarmos iluminados e escolhidos, enquanto os outros ou até mesmo nações inteiras, estão erradas ou no mínimo equivocadas. Triste.

É ainda possível observar pelas postagens o quanto nos comportamos de forma diferente dependendo do lugar, situação ou pessoas que nos encontramos, simplesmente porque não temos personalidade para assumirmos que não nos conhecemos.

Antes de Jesus Cristo, o filósofo Sócrates já afirmava a importância de nos autoconhecermos, é dele essa afirmação: “conhece-te a ti mesmo”; bem como essa outra: “só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa”. Em outras palavras, quer ser melhor, primeiro seja verdadeiro contigo mesmo, afinal as tentações estão dentro de nós mesmos, o mundo exterior apenas influência a sua exteriorização.

Assim nós somos os únicos culpados pelos erros, basicamente por termos uma dificuldade enorme para saber realmente quem somos nós.

Depois de Sócrates, passados aproximadamente quatro séculos, vem Jesus Cristo e diz: “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão”. E novamente parece que não entendemos.

Aprendi que precisamos nos autoavaliar para eliminarmos coisas que já não se fazem mais necessárias. Nós sempre nos achamos melhor que os outros, porém, quando passamos verdadeiramente a nos conhecer, descobrimos o nosso real tamanho, tipo grão de areia. Observem que isto nada tem a ver com sentimento de culpa, e sim com conhecimento.

O Evangelho está ai, porém, existe uma diferença muito grande entre conhecer o Evangelho e segui-lo; o ensinamento moral é fácil de ser compreendido, mas é muito difícil de ser praticado, entretanto, longe de ser impossível.

Inevitavelmente todos irão fazer a viagem espiritual e simplesmente nos esquecemos disso. Então, quer um guia? Siga a JESUS.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.


Silvio Klinguelfus Junior

18 comentários:

  1. Oi Silvio
    Boa Noite.
    Realmente, o autoconhecimento é algo que fazemos a vida toda até o momento de nossa morte.
    Realmente somos presunçosos e sempre achamos que somos melhores que os outros.
    Mas acredito que isso é inerente a natureza humana.
    Acredito que com o tempo é a idade melhoramos nesse aspecto,mas nunca consguiremos ser totalmente perfeitos. Mas também não devemos nos preocupar com isso pois com certeza isso faz parte dos planos divinos...

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, orgulhoso feliz por ter meu tio passando essas palavras para o mundo.

    ResponderExcluir
  3. Amigo e colega de trabalho SILVIO.
    Seus textos, sempre são primorosos e como não poderia ser de outro modo, focando sempre assuntos de certa forma polêmicos, com os quais lidamos diariamente.

    Eu concordo em numero grau e gênero com tudo que você pensou e escreveu.

    No âmago da síntese de seu texto eu ouso dizer que
    ninguém é melhor que ninguém, mas alguns se destacam por seu caráter e outros pela falta dele !..

    Parabéns.

    Abraço,

    SANTANA.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto!
    O autoconhecimento paralelo a ética é um exercício constante e libertador, gradativamente ficamos melhores conosco e com todos,
    Abraços,

    ResponderExcluir

  5. É verdade....texto forte demais e nos da uma luz....pois mesmo involuntariamente todos nós temos tantas mazelas como descrito no texto,só nos resta fazer um inventario pessoal....com humildade.coerência etc....só assim nos sentiremos bem....ainda da tempo....vale a pena....boa noite.... Fernando Abreu

    ResponderExcluir
  6. Grande Silvio!!! Belo Texto.
    Autoconhecimento... curioso é que as vezes nos surpreendemos, tenho a dizer que somos capaz de muito mais do que imaginamos quando nos balizamos aos ensinamento do Mestre Jesus.
    Agradeço por ter você como um grande amigo!
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Mais um excelente texto, somos todos tão culpados que qualquer um de nós que usa as redes sociais, quando ler esse texto vai dizer_ foi escrito pra mim! , rsrsrs, somos todos muito críticos mesmo, é do ser humano esse defeito. Usemos a auto crítica tbm, para podar nossos excessos, parabéns mais uma vez e obrigada! Cecé Vieira

    ResponderExcluir
  8. "Somos todos visitantes deste tempo e lugar. Estamos só de passagem. O nosso propósito aqui é observar, aprender, crescer, amar ... e depois voltamos para casa."

    Grande abraço Silvio
    Adilson Cassino

    ResponderExcluir
  9. O autoconhecimento é um aprendizado constante. Erramos e nos criticados demais! A autocrítica também é nociva a nós mesmos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Vamos lá , meu caro Silvio : escreveu muito bem . Dissertou sobre assunto que, como bem disse, foi explorado historicamente por outros pensadores ( tão bons quanto você o é ) alguns citados no texto, como Sócrates e Jesus . Abordou aspectos relacionados com os desvarios humanos nas várias áreas da convivência social. Repito: escreveu muito bem. Não vou me estender muito. O homem nasceu com a síndrome da insegurança . Jesus sabia disso é recomendava a fé pois Jesus sabia disso e recomendou a fé aos inseguros ; sabia também que a trave no olho alheio é pura insegurança diante dos próprios erros; e Sócrates cuidava da própria insegurança com a humildade da ignorância . Todos sabemos, concientes ou não, que à partir do nascimento, vamos morrer . Pode acontecer no dia seguinte ou depois de algum tempo. Quando vai ser ? Como vai ser ? Tenho medo!!! Do que ? Não sei . O que não sei aumenta meu medo . Instale- se a insegurança . E vai daí a coisa... Faça uma pesquisa na " insegurança" e você vai ter uma surpresa.Depois me conta. É um tema que normalmente ajuda a resolver muitas dúvidas ... Um abraço e parabéns pelo blog ! Wassimon.

    ResponderExcluir
  11. Tu bem sabes meu irmão, o lado sombra, a escuridão, e senão e pois somente a projeção daquilo que queremos combater sem apunhalar nosso proprio coração. O espelho vezes sempre, nunca então reflete, o que so a nos compete, nossa intima reflexão. Se em Delfos, em seu tempo e em seu templo, penetrassemos desde então, suas inserções a fundo, melhor seria o mundo, regenerado atraves do exemplo... Venho, hoje e vos assevero, anotai, se a duvida e a plantação, a plantai, pois o conhecimento sera o fruto a ser colhido em sua proxima estação. Não ha ser que caminhe por este vale, que não pretenda o cume de alta montanha, mas por hora que se contente o homem no terreno da sua sanha. No sope dessa montanha, somente elocubrações não vencerão ingrimes escarpas, rochedos, permanecera ele nesse medo,nessa farsa de se auto inquirir, fantasia, anuncia, acusa, julga e condena, ao proximo impõe a pena, por não o deixar prosseguir. A luz pode ate ofuscar quem saia de uma caverna escura, mas com certeza pode cegar,a consciência que dela recebeu, e não a concedeu aos que caminham pela estrada da mesma procura.

    ResponderExcluir
  12. Verdade... não só em arenas olímpicas....mas também em nosso cotidiano....e as maiores estrelas são....orgulho, vaidade, prepotência, ego etc....e nós alimentamos coisas tão ruins....o texto não deixa duvidas....a opinião alheia fala mais alto para nosso ego....e muitas vezes vivemos a sombra....mentindo para nós mesmos....faltando autenticidade, personalidade, o que é um fracasso para nossa evolução em todos os aspectos....boa noite....
    Fernando.

    ResponderExcluir
  13. Texto de muita lucidez. Muito apropriado para os dias de hoje! Promover a reflexão é algo que aprecio muito.

    Parabéns e obrigado!

    Que Deus nos abençoe sempre! Um bom dia!

    Eduardo Reis.

    ResponderExcluir
  14. O auto conhecimento, o ama-te primeiramente, são difíceis de serem assimilados. Os espiritualistas se apoiam muito nisso, até como meio de ajudar ao próximo ou fazer o próximo feliz. É impossível se fazer isso, sem se gostar primeiramente. Mas o aspecto maior, é "tipo grão de areia" que vc menciona, é se convencer que devemos ter humildade. Ninguém é mais ou menos que ninguém. Mas muitos abusam da soberba, não lembrando que no final, seremos todos iguais, pó, nada apenas. Abraços. Marcos Lessa

    ResponderExcluir