Deus tocou o meu coração e minha alma,
abrindo meus olhos para a verdadeira essência da vida.

17 de julho de 2016

Dívidas, dúvidas e angústias...

Todos sofremos de ansiedade ou angústia durante todas as etapas das nossas vidas e cada um as vive de maneira diferente. Nos dias atuais existem inúmeros métodos terapêuticos bem como remédios para combatê-las, ajudando-nos em nosso equilíbrio, entretanto, nem toda a ansiedade é má, o problema, como em tudo em nossas vidas, é o excesso, se controlada é essencial ao nosso desenvolvimento, agora, se estiver sem controle o médico é fundamental, não espere pelo pior.

Não sou médico psiquiatra e tão pouco psicólogo ou ainda um escritor de livros de autoajuda; sou sim um mero observador das esquisitices humanas, das quais sou possuidor de algumas delas e não me orgulho nenhum pouco disso, porém, diante dessa minha visão empírica do mundo e das pessoas, passo por chato, quando por algum motivo preciso externar a minha opinião.

Outro dia um amigo comentando comigo que precisava procurar a um psicólogo ou terapeuta, e se por acaso eu conhecia algum, até mesmo um psiquiatra para lhe receitar remédios para diminuir a sua ansiedade; diante do desespero evidente, perguntei como amigo se poderia ajudá-lo. Contou-me estar endividado e que não dorme mais pensando nas prestações da casa e na fatura do cartão de crédito estourada a meses, bem como as mensalidades da escola dos filhos. Com a minha fineza de costume, quase um ogro de tanta sensibilidade, externei que ele não precisava de psicólogo ou terapeuta, e sim de um conselheiro de finanças; do que lhe adiantaria remediar os efeitos e não tratar a causa, ou será, que agora os profissionais da saúde, estão pagando as contas dos seus pacientes.

Claro que ficou chateado comigo, e com razão. Porém, o problema é dele e ninguém irá resolvê-lo, dessa forma, precisa sim urgentemente tratar a causa dos seus problemas, ser forte e de preferência aprender a lição para nunca mais cair nele. Remédio algum vai lhe pagar as contas, isto é um fato inquestionável.

A nossa imaginação nos prega peças, temos medo de errar e optamos por uma rota de fuga da realidade. A saúde é a harmonia entre o corpo e a alma, se estamos mal, precisamos ter fé e coragem para nos curar. A cura depende de tratarmos a causa, modificando a nossas atitudes e comportamentos, entrando definitivamente no caminho da renovação íntima.

Infelizmente, tal qual a criancinhas esperamos por milagres e remedinhos mágicos. Muito triste, precisamos nos renovar urgentemente, caso contrário a ansiedade toma conta de tudo.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.


Silvio Klinguelfus Junior

5 comentários:

  1. SILVIO.

    Seus textos são primorosos e exprime muito bem a vida como ela está sendo vivida nestes tempos bicudos. É preciso saber viver. Esta é a questão: Saber viver...

    Para acolitar meu pensamento, revejo aqui em um dos acervos de livros que possuo, um texto bem propício ao que você muito bem deixou explicitado nesta publicação.

    Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano "Juvenal". No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida.

    Vejamos:

    Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.

    Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
    que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
    que suporte qualquer tipo de labores,
    desconheça a ira, nada cobice e creia mais
    nos labores selvagens de Hércules do que
    nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.

    Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;

    Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.

    No que tange às finanças, um velho brocardo centenário, ensina que não se deve colocar o chapéu onde as mãos depois não os alcance, ou, como dito alhures: Não dê um passo maior que suas pernas, pois certamente a calça rasgará.

    É bem por aí, meu dileto amigo e colega de serviço SILVIO. Abraço sincero de seu amigo SANTANA.

    ResponderExcluir
  2. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 sempre excelente! Um abraço Silvio

    ResponderExcluir
  3. Um fato muito real. E não é difícil determinarmos e tratarmos as causas. É preciso querer, ter coragem de mudar e enfrentar. Mas enquanto problema pessoal, até que se administra. Complica um pouco, quando vc absorve os problemas que não são seus, por exemplo, de filhos, e acaba enfrentando tudo isso, em grau mais acentuado, pois não depende de vc, vc está apenas tentando ajudar, está compartilhando o problema, mas o dono dele nem sempre se ajuda. E te causa estragos tais, que só a vc cabe corrigir. E a vida praticamente te impõe essa situação. E assim vamos buscando nossa melhora sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Um fato muito real. E não é difícil determinarmos e tratarmos as causas. É preciso querer, ter coragem de mudar e enfrentar. Mas enquanto problema pessoal, até que se administra. Complica um pouco, quando vc absorve os problemas que não são seus, por exemplo, de filhos, e acaba enfrentando tudo isso, em grau mais acentuado, pois não depende de vc, vc está apenas tentando ajudar, está compartilhando o problema, mas o dono dele nem sempre se ajuda. E te causa estragos tais, que só a vc cabe corrigir. E a vida praticamente te impõe essa situação. E assim vamos buscando nossa melhora sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito da ideia de olharmos para as possíveis causas latentes dos problemas e angústias que vivenciamos. E acho que vc deu uma pista muito boa de como fazer isso... através de uma "renovação íntima". Alguns tem mais condição de trilhar isso sozinhos, outros podem precisar da ajuda de um analista, o que eu recomendo fortemente a todos que buscam essa renovação. Parabéns pelo texto, tio. Rafael.

    ResponderExcluir