Deus tocou o meu coração e minha alma,
abrindo meus olhos para a verdadeira essência da vida.

20 de junho de 2016

GENTILEZA

Sempre digo, viver é fácil, o difícil é conviver. Qual será o motivo que tanto incomoda, quando adotamos determinadas posturas na vida.

Sem dúvida, os exemplos são as luzes do caminho, entretanto, do que adianta, levar um prato de sopa, ou, um cobertor, ao morador de rua; apenas seguindo exemplos daqueles que já praticam a caridade, se, no entanto, nos esquecemos do básico, que é a nossa própria família; óbvio que é gostoso reunir os amigos para ajudar aos necessitados, quase sempre nos divertimos trabalhando, somos criativos, fazemos correntes e rifas para arrecadarmos dinheiro e donativos, criamos toda uma logística com equipes de apoio e de distribuição. Porém, para nós, qual será o verdadeiro valor desses atos, se o fazemos, sem antes praticarmos a caridade para com a nossa família, simplesmente porque os considerarmos complicados demais.

O primeiro passo para seguir no caminho da caridade, gosto de denomina-lo de “gentileza”, que é claro como não poderia ser diferente, o aprendi tropeçando. Devemos começar a praticar por aqueles que são próximos a nós, em outras palavras, com a nossa família, para então darmos os demais passos.

Recentemente fui taxado, como sendo excessivamente bondoso, tolo e fraco, entre outros adjetivos do tipo, pelo fato de sempre tentar enxergar o lado bom das pessoas, principalmente quando elas erram.

Quero deixar bem claro, que não é porque uma pessoa aparentemente está errada, que devemos odiá-la, afinal, todos nós sem exceção erramos; precisamos sim nos colocar no lugar do outro, eis o verdadeiro amor, ceder por amor ao próximo. Dessa forma, se ao assim agir, possa para muitos ser considerado fraco, a mim esses adjetivos são uma grande honra, e, gostaria de dizer, que se é para seguir os exemplos de alguém, prefiro fazê-lo baseados nos de Jesus e não os seus.

Se você que me lê neste momento, por acaso, estiver participando de algum grupo, entidade, religião, que se autodenominam os donos da verdade, cuidado, melhor rever urgentemente as suas companhias.

Precisamos aprender a respeitar a opinião de todos.

Simples assim.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe.


Sílvio 

12 comentários:

  1. Oi Silvio... Bom dia...
    Muito bom... É isso mesmo. Gentileza gera gentileza. Devemos em todos nossos atos evitar o ódio e o rancor. Se praticarmos o perdão em todas nossas ações com certeza estaremos conseguindo ser melhores a cada dia. Beijão no coração.

    Tomás

    ResponderExcluir
  2. Continue sempre assim, um coração gentil é a maior qualidade de um homem...Adrielle

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc Sílvio, a caridade, o amor ao próximo começa no lar, na família, infelizmente muitos não fazem isso, boa noite amigo, muita paz e luz, nas nossas vidas ��

    Cece Vieira

    ResponderExcluir
  4. Beleza de texto. Mais uma vez você nos brinda, com mensagens de bom senso, de gratidão e de amor, obrigado e serve à todos.
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  5. RESPEITO - palavra e

    principalmente, ATO em

    extinção! !!!

    Um bom dia e uma ótima semana!

    Gilvan

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Sílvio!
    Realmente existe uma linha muito tênue que separa a bondade da tolice. E muitas vezes ela se coloca em pontos diferentes, dependendo da perspectiva de que olha. Até nesse ponto temos que ser tolerantes com o outro e mesmo resilientes.
    Abraços e boa semana!

    Maildo.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza precisamos estar com nossas mentes abertas para novos conhecimentos, novos valores. A vida é um eterno aprendizado. Sempre mudando, pois o universo é movimento. Assim eu percebo o quanto você mudou o quanto você evolui. Um grande beijo.
    Deise

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez, um acerto. Valeu Silvio, por fazer esses textos reflexivos, muito bom sempre.

    Gustavo Martins

    ResponderExcluir
  9. Por algum motivo estamos em nossa família ou nossa família em nós. Nos reencontramos para resgatar algo e nos ajudar mutuamente, nos colocando à prova, testando a entrega ao familiar de difícil lida, exercendo a compreensão, a compaixão, a força do desapego, a divindade da bondade, a magnitude do perdão e assim aprimorando nossa capacidade de amar a eles e aos próximos, nossos irmãos. Somos amor. De amor vivemos e de amor morreremos. Pena de quem ainda não tem esse conhecimento. Adilson Cassino.

    ResponderExcluir
  10. Um dos ensinamentos do espiritismo, é que vc se ame em primeiro lugar. Pode parecer egoísta, mas o sentido é esse que seu comentário e. Se não tiver devidamente preparado, não conseguirá se doar ao próximo. E o começo está realmente em casa, na família. Daí, ser a família a base de tudo na vida de todos. Comentário excelente e correto Silvio.

    ResponderExcluir
  11. Um dos ensinamentos do espiritismo, é que vc se ame em primeiro lugar. Pode parecer egoísta, mas o sentido é esse que seu comentário e. Se não tiver devidamente preparado, não conseguirá se doar ao próximo. E o começo está realmente em casa, na família. Daí, ser a família a base de tudo na vida de todos. Comentário excelente e correto Silvio.

    ResponderExcluir
  12. Silvio,
    Mais uma vez, parabéns pelo texto. Realmente, conviver com o próximo não é tarefa fácil. Temos sempre que exercitar a empatia.
    Um forte abraço.
    Nanci

    ResponderExcluir