Deus tocou o meu coração e minha alma,
abrindo meus olhos para a verdadeira essência da vida.

23 de março de 2014

O que dizer a uma pessoa com câncer?

Algumas vezes somos colocados em situações inesperadas e até mesmo inusitadas. Essa semana um amigo me procurou, queria saber se eu podia ajudá-lo. A mãe dele esta com câncer e totalmente inconsolável, e ele queria perguntar-me o que dizer para uma pessoa com câncer, haja vista, eu ter passado por um.

Expliquei-lhe que talvez a minha resposta não o agradasse, pois a mim mesmo, se eu a recebesse de alguém há cinco anos, também não me agradaria; que o meu entendimento sobre o câncer, era algo pessoal e que a minha posição só importava a mim mesmo.

Mas diante da insistência quase desesperadora, disse-lhe, que para mim, tudo se resume a uma palavra “APEGO”. Que basicamente já nascemos dizendo adeus, e quando a morte chega, perguntamos o que aconteceu de errado? E eu lhe respondo sem medo de errar: Nada, pois todo mundo tem o seu tempo.

Sua mãe está com oitenta anos, e a velhice é o coroamento do sucesso dela; compreender que existe vida após a “morte”, e que para chegar lá é claro que é preciso “morrer”, é sem dúvida algo que nos alenta. A eternidade da alma é uma realidade, excetuando os ateus, todos os demais que professam alguma religião e não importa qual seja, pois todas pregam a imortalidade da alma.

Aliás, tanto o ateu como o religioso, em seus extremos, tem algo em comum, sempre tentam converter quem estiver a sua frente.

Enfim, o problema não é para quem vai, e sim para quem ainda não foi. Como já afirmei, esse é um entendimento meu, e quando eu lhes digo isso, podem ter certeza, que os ouvidos mais perto da minha boca, não são os seus e sim os meus.

Portanto, é esse maldito apego, que nos faz sofrer. Tudo é mera ilusão, só é nosso aquilo que podemos levar para sempre, e são elas as nossas experiências e as nossas memórias, enfim, estamos passando por aqui, mas não somos daqui, tudo é transitório, não temos nada, as coisas apenas passaram por nós.

O sentimento de posse é latente em nós, senão vejamos: minha mulher, minha filha, minha casa, meu carro, meu emprego, e etc... e até pelas coisas ruins também nutrimos sentimentos de posse, meu câncer, minha deficiência, meus problemas, meu “karma” (esse eu não erro mais, karma: significa ação; então nada tem ruim – risos); assim, quando envelhecemos ou contraímos uma doença considerada grave, o que de fato acontece é que temos um problema sério para nos desapegarmos de tudo e de todos, temos uma sensação de perda, baseada na falsa sensação de posse.

Hoje em dia, eu dou sim o devido valor ao dinheiro e as coisas materiais, entretanto, não sou mais dependente delas, deixei de viver em função e em torno delas, compreendi que eu posso ter tudo, sem ser escravo disso tudo, percebi a tempo, que eu sabia o preço de tudo, menos o valor da minha própria vida.

Com o câncer, aprendi a viver de uma forma mais leve, menos sobrecarregada, mais feliz, descobri também que o melhor caminho sempre é o do meio, pois os extremos são sempre perigosos. E o principal, é que através dele encontrei Jesus.

Um beijo no coração e que Deus nos abençoe a todos.


Silvio Klinguelfus Junior

12 comentários:

  1. Parabéns pelo texto meu irmão e amigo! Que estamos de passagem não há dúvida alguma. A existência da morte é que dá o sentido à vida. Conforma passa o tempo, o desapego tem que ser crescente cada vez mais. Nada se leva daqui da mesma maneira que nada trouxemos para cá. Jesus foi claro que o melhor é juntar tesouro nos Céus(espirituais), que aqui na Terra(materiais). Um não exclui o outro enquanto vivermos, mas é sábio irmos nos desvencilhando dos bens materiais, sejam eles quais forem, sem os desprezarmos como você afirmou. Não vamos precisar de bens materiais na eternidade.



    O LIVRO QUE PROMETI "SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS" JÁ ESTA EM MINHAS MÃOS. A PARTIR DE QUARTA FEIRA PASSO AÍ NO CARTÓRIO A QUALQUER MOMENTO.




    Um abraço. Fique na Paz que só Jesus pode dar.







    Teu amigo e irmão

    Ademir

    ResponderExcluir
  2. bom dia Silvio! Que a sua semana seja abençoada




    Bj :)

    Cristina

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Silvio, lindo texto, realmente a vida é a nossa grande Mestre, com certeza, voce está sendo um aluno exemplar.


    Continue a sua caminhada com fé, com alegria e Jesus em seu coração.



    Bjs.



    Deise

    ResponderExcluir
  4. by: susineia navi



    "Parabéns Silvio temos que seguir em frente amigo e vc è ym exemplo"

    ResponderExcluir
  5. boa tarde! quero agradecer pelas mensagens lindas,elas vem sempre na hora certa…

    Roseli

    ResponderExcluir
  6. bom dia, hoje de manhã, orei a Deus e pedi uma resposta , e ela veio de você , acabei de ler o que vc escreveu, realmente nada é por acaso, tudo é providência divina , .

    Silvio, que vc tenha um ótimo e abençoado dia .


    Ana - Brastek
    tudo passa , só o que não passa , é o amor de Deus , por nós .



    um forte abraço

    ResponderExcluir
  7. Claudimir Martins sabias palavras Silvio, isso mostra q vc teve a capacidade de num momento dificil de sua vida, ter um aprendizado, algo dificil de se conseguir, pelo desespero q toma conta das pessoas, e eu me incluo nessas pessoas, qdo passam por esses momentos... parabéns

    ResponderExcluir
  8. Simone Moraes Mendes Com toda certeza temos que curtir e dar valor para cada dia que vivemos....as pessoas que amamos e as coisas das quais gostamos. Tudo passa tão rápido. Ninguém sabe o dia de amanhã; por isso temos que vivermos da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
  9. Joao Francisco Pires Luiz há pessoas que passam na vida com o simples e honrado objetivo de esclarecer sobre a vida. Parabéns meu grande e nobre amigo!

    ResponderExcluir