Deus tocou o meu coração e minha alma,
abrindo meus olhos para a verdadeira essência da vida.

2 de outubro de 2011

Será possível servir a Deus e as coisas da riqueza ao mesmo tempo?

Hoje é um daqueles dias, que parecem nos remeter a meditação, e aproveitando esse silêncio das ruas vazias, ponho-me a refletir sobre algumas conversas que tive logo cedo.

Falando com o meu amigo Francisco Ribeiro, na Padaria Real, ex-colega de turma do Curso de Economia, único amigo cientista que eu tenho, lembramo-nos do passado, trazendo a tona, nomes de amigos que ha muito não vemos, mas que trazem sempre boas recordações.

Falamos também sobre a vida em geral, sempre de forma livre e descontraída, entre um gole de café e muitas risadas.

Como é realmente bom ter histórias para se contar, como é bom fazer parte da história, mesmo que de uma única pessoa, como é bom poder ter feito a diferença.

Conversei também com meu sobrinho Renan, que tem 17 anos, e uma cabeça muito boa, e que se mostra frustrado com a situação de miséria que muitos dos nossos irmãos vivem, dormindo nas ruas e passando frio e fome.

Disse a ele, e transcrevo aqui, que a mim também me incomoda muito essa situação, e que luto para não me acostumar como, por exemplo: ver um pai de família puxando um carrinho de “lixo” pelas ruas da cidade; porém que chegará um dia, que ele irá entender que tudo tem um motivo, e que nada é por acaso.

Se Deus é bondoso, nos ama sem distinção, então como é possível todas essas diferenças.

Como explicar, as diferenças gritantes em questões de políticas públicas, entre aos países do dito primeiro mundo, em comparação com as nossas, e pior ainda com as de muitos países do Continente Africano.

Se todos estão no mesmo barco, e Ele é quem está no leme, não temos por que duvidar.

Será possível servir a Deus e as coisas da riqueza ao mesmo tempo?

Já disse isso aqui no Blog, que eu entendo não haver problema algum em ser rico, porém que a riqueza sem dúvida nenhuma, traz a aqueles que a detém, uma grande responsabilidade, que é a sua administração; na realidade o dinheiro é neutro, tudo depende do seu uso, se para o bem ou para o mau.

Nem todos os homens são iguais, seja em inteligência, seja na vontade de trabalhar, e muito menos com relação a sermos previdentes.

Portanto não está em nossas mãos a solução de tal conflito, podemos trabalhar insistentemente para diminuir o sofrimento, dos que se encontram em situação aflitiva, mas não devemos nos penalizar, podemos sim, também cobrar nossos representantes (políticos) para trabalhem em favor de todos e não em causa própria, como infelizmente a maioria o faz.

Existe uma parábola de Jesus, que ilustra bem essa situação, é a parábola do Talento, não vou transcrevê-la aqui, quem quiser lê-la é só digitar no Google, grosso modo, ela conta a história de um senhor, que iria se afastar por longo tempo da sua casa, e chamou três escravos, ao primeiro lhe deu cinco talentos, ao segundo quatro talentos e ao terceiro um talento; o primeiro e o segundo escravos, conseguiram empregar os talentos, e duplicou o dinheiro, o terceiro com medo de perder tudo, guardou o talento; depois de alguns anos, o senhor voltou, e chamou os escravos, os dois primeiros foram elogiados, já o terceiro, sofreu severas punições.

Nela deixa bem claro, que todos nós temos “talentos”, precisamos multiplicar esses “talentos” que Deus nos deu, pois um dia a Ele iremos prestar contas.

Um beijo no coração de todos e que Deus nos abençoe.



Quem olha para dentro desperta.

Quem olha para fora sonha.

Vitor Hugo

3 comentários:

  1. muito bom, gostei. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Silvio,

    Bem aventurados os humildes de espirito, porque deles é o REINO DOS CÉUS.

    Bem aventurados os que choram, porque serão consolados.

    Bem aventurados os MANSOS, porque possuirão a Terra!

    Bem aventurados os que têm fome e sede de JUSTIÇA, porque serão SACIADOS.

    Se Deus é por nós, quem será contra nós?

    Beijos em seu coração.

    ResponderExcluir